Será que preciso usar óculos?

Será que preciso usar óculos?

A visão é um importante sentido para o cotidiano e que é usado desde a hora em que se acorda até o momento de ir dormir. Quando ela não funciona corretamente, há prejuízos para a qualidade de vida e para a segurança, gerando a necessidade de uma atuação corretiva.

Nesse caso, os óculos são importantes elementos que ajudam a devolver a nitidez da visão e o conforto na hora de enxergar. Porém, é importante ficar atento aos sintomas de que o seu uso é necessário.

Assim, veja quais são 4 sinais de que você precisa usar óculos com urgência.

1. A dificuldade em enxergar é um dos sinais de que você precisa usar óculos com urgência

Um dos maiores alertas de que o uso de óculos é necessário é a dificuldade de enxergar — de perto, de longe ou de ambas as distâncias. É comum que isso comece a se manifestar lentamente, mas o problema pode se agravar de forma rápida.

Pense, por exemplo, se você precisa se aproximar muito dos livros para enxergá-los ou se aperta os olhos na tentativa de ver melhor. Caso você precise afastar os itens para conseguir focar, isso também indica a perda de acuidade visual, assim como a visão embaçada.

Em geral, a miopia causa dificuldade para enxergar de longe e a hipermetropia, de perto. O astigmatismo faz com que seja difícil focar em ambas as distâncias e pode estar associado a um dos outros dois problemas, no mesmo olho.

2. A visão cansada também é um indicativo da necessidade de lentes corretivas

Outro problema muito comum é a visão cansada, como é conhecida a presbiopia. Ela se dá devido à dificuldade que os músculos dos olhos passam a ter em determinadas condições — tanto após os 40 anos como ao usar a visão com muita intensidade.

Esse é um dos sinais que você precisa usar óculos com urgência porque começa a atrapalhar a sua capacidade de focar objetos, além de comprometer o conforto visual.

Com o uso de óculos, nem que sejam de descanso, é possível melhorar essa transição e acomodação, deixando o aspecto melhor.

3. A ocorrência de dores de cabeça frequentes é mais um dos pontos

As dores de cabeça e enxaquecas em geral podem acontecer por diversos motivos, já que são sintomas muito comuns. Porém, se elas estão associadas a algum dos quadros anteriores, ainda que levemente, há grandes chances de você estar com algum problema de visão.

Isso acontece porque é necessário fazer um esforço maior para enxergar claramente, levando a tensões e a dores de cabeça.

Esse é um quadro bastante incômodo e que pode atrapalhar várias áreas da sua vida, então é importante ir a um oftalmologista.

4. A alta sensibilidade à luz pode estar relacionada a vários problemas de visão

Outro entre os sinais de que você precisa usar óculos com urgência é a fotofobia. Ela corresponde a uma hipersensibilidade à luz, especialmente na transição de ambientes escuros para os mais claros.

Embora isso seja natural em certos níveis para todas as pessoas, a sensibilidade excessiva indica que algo não vai bem com seus olhos. Em geral, é um sintoma bastante comum de presbiopia ou de astigmatismo — dois casos que exigem o uso de óculos.

Diante de qualquer um desses quadros, há claros sinais de que você precisa usar óculos com urgência. Porém, o ideal é não chegar a esse quadro, pois com consultas frequentes ao oftalmologista é possível identificar os problemas de maneira precoce, sem que causem tantos incômodos.